terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

...amadurecendo...


- Qual o objetivo? Todas aquelas horas e todo aquele dinheiro. Por que? O mundo é um lugar horrível. Jovens morrem por doenças. Não faz o menor sentido tentar ser feliz num mundo tão horrível.

- Sim.

- O que?

- Sim. Coisas horríveis acontecem mesmo. Felicidade acima disto tudo? Esse não é o objetivo. SE SENTIR HORRÍVEL E SABER QUE VOCÊ NÃO VAI MORRER POR ESTES SENTIMENTOS, este é o objetivo. E você ainda não terminou. Você progrediu porque está sentindo e está me contando. Há seis meses, seria só você e uma garrafa de tequila.


Falas de uma cena de Grey`s anatomy, um seriado americano. Nesta cena está Meredith conversando com sua analista, quando a encontra no elevador do hospital onde trabalha, após um dia de trabalho, e por que nao dizer, de sofrimento.


Este foi um episódio que me marcou e acho que esta cena, especificamente ilustra bem o "objetivo" da análise.

Lembrei dela este fim de semana... após minha festa de aniversário, um festão diga-se de passagem, uma amiga me disse que ocorreram tantas coisas boas porque eu estava feliz. Disse que estava com uma energia boa, que podia sentir que eu estava leve e feliz. Escutei isto e pensei, sim estava de bem comigo mesmo. Mas aí parei pra pensar o que tinha de diferente... pensei no dia que tinha tido e me dei conta que foi um verdadeiro inferno. Briguei com minha irmã, estava deprimida com a passagem do tempo anunciada pela minha mudança de idade e preocupada com inúmeras coisas, como falta de dinheiro. Horas antes da festa escutava músicas e fazia uma retrospectiva, principalmente do último ano. Lágrimas escorriam pelo meu rosto...uma dor no peito...

Apesar de tudo isto, e talvez justamente por causa de tudo isto, sai para a festa disposta a aproveitar a vida, a viver! E foi o que fiz.

Saber que a vida é dura, sentir todos os sentimentos que ela desperta e saber que não vai morrer por causa disto, que pode ajeitar o cabelo e continuar seguindo em frente "é o que há de bom"!

Um comentário:

  1. Se a felicidade não é o destino e sim o caminho... Acredito que as pedras e tropeços que encontramos servem para que tomemos uma decisão, por qual caminho nós iremos... Muitas vezes nos deixamos levar pelo cansaço, pelo desânimo... mas decidir pela felicidade é fácil e devemos fazer isto mais vezes... é contagiante!

    ResponderExcluir